MEC libera Enem em 7 instituições antes tidas como ocupadas na Bahia
Dez instituições de ensino tidas como ocupadas por estudantes terão aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 normalmente neste fim de semana (5 e 6 de novembro). Destas, sete ficam na Bahia e as demais em Minas Gerais e em Santa Catarina (confira a lista abaixo).
Estas unidades de ensino apareciam na lista divulgada pelo MEC, no dia 1º de novembro, de locais ocupados por manifestantes e que, portanto, não teriam aplicação do exame neste fim de semana. Contudo, nesta sexta, 4, véspera do Enem, o MEC divulgou uma nova relação de locais ocupados, excluindo estas instituições.
Com isso, os alunos que fariam prova nestes locais devem comparecer ao exame normalmente neste sábado, 5, e domingo, 6. Na Bahia, 4.554 estudantes estão nesta situação.
Ocupações
Por outro lado, o número total de estudantes afetados pelo adiamento do Enem, por conta das ocupações, aumentou, em todo Brasil, de cerca de 191 mil para 240.304 em 18 estados e no Distrito Federal. Esse grupo vai fazer o exame nos dias 3 e 4 de dezembro.
Segundo o MEC, desde o dia 1º de novembro, aumentou de 303 para 364 o número de instituições ocupadas pelos manifestantes no Brasil. Deste total, 42 estão na Bahia, afetando 36.775 alunos. Eles protestam contra a PEC que limita os gastos na educação e na saúde.
Confira a relação de instituições consideradas ocupadas no dia 1º, mas que terão Enem neste sábado, 5, e domingo, 6:
Bahia – Itabuna – CETEP Litoral Sul II: 384 participantes
Bahia – Itabuna – Colégio Estadual de Itabuna CEI: 576 participantes
Bahia – Itabuna – Colégio Estadual Dona Amélia Amado: 468 participantes
Bahia – Itabuna – Colégio Estadual Félix Mendonça: 480 participantes
Bahia – Itabuba – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães: 432 participantes
Bahia – Salvador – Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Pavilhão de Aulas Reitor Felipe Serpa (Antigo PAF I): 1.694 participantes
Bahia – Salvador – Universidade Federal da Bahia (UFBA) Pavilhão de Aulas da Federação V (PAF V): 520 participantes
Minas Gerais – Diamantina – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Campus I: 636 participantes
Minas Gerais – Diamantina – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM Campus JK: 2.516 participantes
Santa Catarina – Florianópolis – Colégio de Aplicação da UFSC: 480 participantes