Secretaria da Educação promove encontro de bibliotecários

 Cerca de 30 bibliotecários e assistentes de bibliotecas que atuam nas escolas estaduais de Salvador participaram, nesta quarta-feira (19), no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, do I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (SEBE) 2017. O evento, voltado para a discussão de práticas de incentivo à leitura nas escolas, contou com palestras e apresentação musical da banda “Chora Cavaco”, formada por estudantes da Escola Parque e que faz parte do Núcleo Artístico da unidade escolar.

No encontro, foram abordadas questões relacionadas ao funcionamento das bibliotecas. Os participantes socializaram experiências desenvolvidas nas escolas, que incentivam os estudantes a frequentarem as bibliotecas e a utilizarem este espaço para atividades para além da leitura e da pesquisa. Como exemplos, os bibliotecários citaram ações que envolvem contação de histórias, exibição de filmes baseados em livros e rodas de leitura.

De acordo com a professora e doutora em Educação, Isabel Barreira, que foi uma das palestrantes, as bibliotecas são espaços essenciais para o aprendizado. “Se não considerarmos que o espaço da biblioteca é que vai complementar a Educação em sala de aula, a gente não vai pensar em uma Educação completa. A biblioteca não é um apêndice da escola e deve ser preservada”, destaca.

Para a bibliotecária Valésia Vitória Oliveira, que trabalha na função há 21 anos, encontros como este são essenciais. “São momentos de troca de experiências com outros bibliotecários, de atualização de conhecimentos e que nos estimulam a desenvolver atividades que incentivem os estudantes ao hábito da leitura e Revitalização de bibliotecas
Segundo a coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, além dos encontros e reuniões técnicas, a Secretaria da Educação do Estado, através do SEBE, está revitalizando bibliotecas nas escolas estaduais. A iniciativa visa garantir que os estudantes tenham acesso a espaços específicos para a prática da leitura, da pesquisa e de atividades lúdicas.

“O sistema tem como um dos principais objetivos transformar as bibliotecas das escolas estaduais em espaços agradáveis, que convidem os estudantes à leitura, e de desenvolvimento de competências no acesso à informação. Já revitalizamos cerca de 66 bibliotecas com ações práticas de reorganização de layout, estantes, livros e visitamos em torno de 264 bibliotecas em Salvador, na Região Metropolitana e em cidade do interior”, afirma Alessandra.

Fonte: Ascom SEC

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo