Estudantes comemoram recuperação do transporte escolar em Alagoinhas

Quando o ônibus escolar da Secretaria Municipal de Educação passou no seu roteiro na hora certa no dia 06 de fevereiro deste ano, primeiro dia de aula da rede estadual, a estudante Uiliane Rabelo, do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, não acreditou.

Ela conta que nos últimos anos, era comum o ônibus escolar não aparecer nas primeiras semanas de aula e os estudantes tinham que pagar a passagem de ida e volta de coletivo do próprio bolso se quisessem ir para a escola.

“Era complicado o ônibus aparecer no dia certo, imagine então passar no ponto na hora certa. Atrasava todo dia, quando chegava. No primeiro dia de aula deste ano eu estava meio tristinha, fiquei imaginando me arrumar toda pra subir para o ponto e o ônibus não passar. Mas quando eu cheguei, olha o ônibus lá. E com tudo certinho, limpinho, ótimo”, comemora.

Ela lembra que era comum os alunos terem que viajar em pé porque os assentos estavam sujos e ainda precisarem abrir e fechar as portas do veículo manualmente, porque sempre estavam quebradas.

A estudante Daniele dos Santos, do 1º ano do ensino médio também do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, explica que antes não havia diálogo entre os estudantes e os gestores da SEDUC. “Não deixavam a gente passar da recepção da Secretaria. A coordenação do transporte escolar anterior não aparecia para conversar e mandava recados pelo motorista”, lembra.

Mudança – As garotas dizem que a surpresa dos alunos foi grande quando viram os atuais coordenadores do transporte escolar, Luan Nunes e Anderson Freitas, fazendo os roteiros dos ônibus junto com eles, prestando contas das mudanças realizadas pela SEDUC e querendo ouvir a opinião deles sobre o transporte escolar.

“Quando assumimos a coordenação do transporte escolar, não havia sequer um documento com o roteiro dos ônibus. Refizemos os 67 roteiros um por um, observando a quilometragem percorrida e o número de estudantes beneficiados. Fazemos questão de escutar tanto os profissionais que dirigem os veículos quanto as crianças e jovens que utilizam o serviço. Essa foi a orientação passada pelo secretário Fabrício Faro logo no começo da gestão do prefeito Joaquim Neto”, explica Luan.

Para o secretário Fabrício Faro, a melhoria na oferta do transporte escolar de Alagoinhas não é um favor do Município, mas uma obrigação do Poder Público. “A situação do transporte escolar em Alagoinhas era tão precária que foi até alvo de uma matéria de denúncia na TV Globo. Mudar esse quadro era uma questão de honra para o prefeito Joaquim Neto. Tratar os estudantes com respeito e dignidade não é favor, mas obrigação de todos na SEDUC”, asseverou.

Fonte: Secom Alagoinhas/Foto: Luan Nunes/SEDUC

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo