Alunos da Ufba pedem aparelhos de ar nas salas

aparelhos-de-ar-da-ufba

A última polêmica entre os movimentos estudantis da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a reitoria da instituição de ensino envolve a situação de armazenamento de aparelhos de ar condicionado que já deveriam ter sido instalados na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), em São Lázaro (Federação).

Nota emitida por representantes dos alunos de história, ciências sociais e psicologia – que assistem a aulas no campus – questiona o sumiço dos equipamentos no início do semestre, no prédio da FFCH, e o reaparecimento dos mesmos em Ondina, debaixo de uma escada no Pavilhão de Aulas da Federação 3 (PAF 3). Eles criticam, também, a demora na instalação dos condicionadores de ar.

Segundo líderes estudantis e universitários ouvidos por A TARDE, enquanto os aparelhos  não são instalados, a presença em sala torna-se um “périplo”, como definiu um deles, pedindo para não ser identificado na reportagem.

A coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes, Lorena Pacheco, cobra que os motivos que ainda levam à lentidão da instalação sejam investigados. Ela brada, também, contra o descuido com o patrimônio da universidade.

Posição

“Estamos cobrando uma resposta. Queremos que haja uma sindicância”, afirmou. “O que não pode acontecer é os alunos de São Lázaro terem que levar ventilador de casa para assistir à aula”, disse.

Contatada pela equipe de A Tarde, a reitoria da Ufba informou, por meio de nota, que a instalação dos equipamentos ainda não aconteceu por causa de uma “inadequação elétrica”, que deverá acabar em 60 dias.

Ainda segundo o comunicado da Ufba, “a universidade dispõe de 50 aparelhos de ar condicionado novos em estoque, parte deles destinada à instalação no campus de São Lázaro tão logo a rede elétrica permita”.

A reitoria afirmou, também, que “obras de manutenção e substituição dos aparelhos estão em curso no PAF 3, razão pela qual cinco aparelhos encontram-se, provisoriamente, armazenados sob as escadas, aguardando avaliação técnica e instalação nas salas”.

A Ufba assume que os equipamentos “já estiveram no campus de São Lázaro no ano de 2014”, mas explica que “constatada a impossibilidade da instalação, eles foram armazenados, no início de 2015, em uma sala apropriada no PAF 1”.

Réplica

Sobre as justificativas da reitoria, os alunos rebatem, afirmando que pichações feitas nas caixas dos condicionadores de ar comprovam que os aparelhos sumidos no prédio da FFCH são os mesmos que apareceram, terça-feira, no PAF 3.

A Tarde não conseguiu contato com a Ufba para comentar a tréplica das representações estudantis.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo