Professores da rede municipal entram em greve

greve-professores-salvador

Professores da rede municipal de ensino na capital baiana decretaram greve por tempo indeterminado após assembleia realizada, no final da tarde desta quarta-feira, 2, no estádio de Pituaçu. A paralisação é pelo cumprimento da Lei 8.722/2014, que define a jornada de trabalho dos docentes.

De acordo com a APLB,  Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia, a  categoria reivindica a universalização do cumprimento da lei municipal.

Pela lei,  um terço da carga horária de cada professor deve ser destinado a atividades extraclasse, a exemplo da elaboração de projetos e  aulas, correção de provas e trabalhos, pesquisas.

“A greve é para que a implementação seja universalizada para todos os professores. Ainda existe um número muito grande que não foi contemplado com o cumprimento da lei”, afirma Marcos Barreto, diretor de informação e  integrante da comissão de negociação com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Para que a lei seja cumprida, é necessária a contratação de novos profissionais, que,  segundo a Smed,  foi iniciada em 2015. Neste ano, já foram convocados, por concurso,  300 docentes: 150 no dia 25 de fevereiro  e 150 no último dia 1º.

A estimativa dada pela Smed  é que  as contratações sejam concluídas até o próximo dia 10. De acordo com o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, as contratações vão continuar  até o  total cumprimento da lei.

“Já implementamos a lei para 82% das escolas e nas 18% restantes já está sendo implantada. Para o cumprimento da lei, serão investidos R$ 80 milhões todos os anos”, afirma.

Ainda segundo Bellintani, a greve é política: “Tudo foi feito com muito diálogo. Agora, a radicalização pode prejudicar toda a classe. Tenho certeza de que o bom senso prevalecerá e a paralisação terá curta duração”.

Reunião

Os professores aprovaram o indicativo de greve na assembleia realizada no dia 25 de fevereiro passado, da qual participaram cerca de 2.500 docentes.

Para tratar da questão, está agendada para nesta quinta, 3, uma reunião no Ministério Público. Estarão presentes representantes dos professores e Secretaria da Educação do município.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo