IBDAH ainda não assumiu gestão do Dantas Bião, mas suas ações já causam tensão

HRDB 1

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) ainda não assumiu a gestão do Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), mas suas ações já causam tensão interna entre os funcionários do Monte Tabor, instituição que está à frente da direção da unidade desde o final do governo Paulo Souto (2003/2006) e deixará Alagoinhas no dia 31 de outubro. 

Um acordo entre a Secretaria Estadual da Saúde (SESAB) e a direção do IBDAH teria definido que funcionários do Monte Tabor, muitos com quase dez anos de exercício profissional no Dantas Bião, seriam aproveitados pela nova instituição gestora.

Ontem, entretanto, sem prévio aviso, auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros foram comunicados sobre a necessidade de prestarem, neste sábado, exame de proficiência em suas áreas de atuação como pré-requisito para a continuidade laboral no HRDB.

Profissionais sem qualquer vinculação com o hospital foram liberados para fazer o exame, indicando a não absorção do total de funcionários que já militam há muitos anos na maior unidade de saúde da região de Alagoinhas e a quebra do suposto acordo com ma SESAB. 

A atitude inesperada do IBDAH gerou grande revolta entre os funcionários atingidos pela exigência. O ambiente no hospital é muito ruim neste final de semana, situação agravada ainda mais pela falta de cirurgiões e de outros especialistas que debandaram por conta do atraso de três meses de seus salários. O caos se instalou e os atendimentos emergenciais foram suspensos. 

Os outros segmentos funcionais do Dantas Bião, ainda vinculados ao Monte Tabor, não receberam os salários relativos ao mês de setembro. Há boatos indicando que o MT não pagará as rescisões trabalhistas.

Na segunda-feira, a partir das 7 horas da manhã, os trabalhadores de saúde do Dantas Bião realizarão assembleia em frente ao hospital visando discutir alternativas para superação da crise e as ações que serão tomadas para preservar seus direitos. 

Há consenso sobre a não aceitação da prova como instrumento de seleção do funcionalismo.

Uma fonte do Alagoinhas Hoje, que solicitou anonimato, afirmou que a Secretaria Estadual da Saúde falhou ao não designar um técnico para acompanhar a transição – saída do Monte Tabor e entrada do IBDAH – que tem tudo para ser bastante complexa em função dos problemas existentes no Dantas Bião. “Não acontecerá um milagre com a retirada de uma instituição e o ingresso de outra”, salientou a fonte, acrescentando “que ações coordenadas e muito trabalho ao longo dos próximos meses é que serão capazes de melhorar o atendimento na unidade de saúde”.

A direção e técnicos da nova instituição gestora estão atuando em Alagoinhas desde o início do mês, mas ao que se sabe, ainda não procuraram a imprensa local visando apresentar os projetos de melhoria do Hospital Regional Dantas Bião. 

Foto: Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo