Audiências da ponte vão começar semana que vem

Com 2,2 quilômetros de extensão, ponte será feita via Parceria Público-Privada - Foto: Divulgação

Com atraso de quase um ano e sem prazo determinado para a licitação e início das obras, o complexo viário da ponte Salvador- Itaparica será alvo, na próxima semana, de três audiências públicas na área ambiental. O projeto tem orçamento estimado em R$ 7 bilhões.

O objetivo das audiências é ouvir a população da Ilha de Itaparica, Vera Cruz e Salvador  – que serão afetadas pelo empreendimento – sobre possíveis impactos ambientais e sociais do projeto, bem como a identificação de ações mitigadoras.

Segundo o governador em exercício e secretário do Planejamento, João Leão (PP), esta é uma etapa necessária para a formatação do projeto básico de engenharia e dos estudos complementares de tráfego e navegabilidade.

Em paralelo aos estudos técnicos, o governo do Estado vem buscando atrair investidores. “O governo está empenhado em apresentar o projeto para grupos internacionais, inclusive da China, e também para empresas nacionais que queiram participar da licitação”, informou Leão, que espera concluir todos os estudos até janeiro de 2016.

O atraso no cronograma das obras, que previa que o empreendimento fosse iniciado ainda este ano, não tem, segundo o governador em exercício, relação direta com a crise econômica. O cronograma foi modificado, diz ele, em função da escala e complexidade do projeto.

Nas três audiências públicas – 19 (Itaparica), 20 (Vera Cruz) e 22 (Salvador) -, a população conhecerá o  Estudo de Impacto Ambiental (EIA) que vem sendo realizado, desde 2013, pelo consórcio formado pelas empresas baiana V&S e portuguesa Nemus.

Esta etapa é importante porque, a partir dela, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concederá a licença ambiental – documento necessário para dar início à implantação do empreendimento.

Com  12,2 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica será construída sob o regime de  Parceria Público-Privada (PPP) e terá vão central de 125 metros em relação ao nível do mar, para permitir a passagem de plataformas de exploração de petróleo e gás produzidas pela indústria naval que está se instalando na Baía de Todos-os-Santos.

O sistema viário prevê, ainda, a requalificação da rodovia BA 001, no trecho urbanizado de Mar Grande, e a duplicação da BA 001, em trecho não urbanizado até a Ponte do Funil.

Fonte: A Tarde

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo