BSC/Copener apoia pesquisa de matas ciliares

Um grupo de estudantes de Biologia do campus II da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), em Alagoinhas, está realizando o levantamento florístico de matas ciliares ocorrentes na bacia do Recôncavo Norte e Inhambupe. O projeto, que faz partes das atividades do Nemac (Núcleo de Estudos de Matas Ciliares e Nascentes), é coordenado pela professora Mara Matos e tem o apoio da BSC/Copener, que cede transporte para os locais de coleta de informações. 

De acordo com a professora, os trabalhos estão sendo desenvolvidos em trechos de matas ciliares remanescentes em bom estado de conservação nas bacias dos rios Pojuca, Catu e Subaúma. Nestes locais, os pesquisadores buscam localizar árvores-matrizes para coleta de sementes para, no futuro, implantarem um viveiro de mudas. “As mudas serão utilizadas na recuperação de áreas próximas a nascentes e rios”, destaca Mara Matos. 

Segundo ela, a aproximação com proprietários rurais e ribeirinhos é essencial para o sucesso do projeto. Para tanto, os pesquisadores buscam o apoio destas pessoas na indicação de árvores para coleta de sementes em suas propriedades e nas ações de preservação e recuperação das matas ciliares. 

O projeto teve início em outubro de 2012, mas foi suspenso e retomado no final de 2013. As interrupções ocorreram devido à falta de carro para realização de viagens a campo para as coletas botânicas. Foi aí que entrou a BSC/Copener disponibilizando, semanalmente, um carro para o grupo. “Sem esta parceria, não teríamos condições de realizar as pesquisas de campo”, afirma a professora. 

SONY DSC

O projeto nasceu de um convênio com a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sedea), tendo sido aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que custeia seis bolsas para estagiários. Nas duas etapas realizadas até agora, os trabalhos tiveram a participação de cerca de 20 estudantes da Uneb. 

“Apesar de considerada pelo Código Florestal como Área de Preservação Permanente (APP), a vegetação ciliar vem sendo removida total ou parcialmente para dar espaço às cidades, pastagens e culturas agrícolas, comprometendo os recursos hídricos. Isso torna urgente o conhecimento da flora local e a elaboração de uma lista de espécies importantes para as ações de recuperação onde hoje as matas são inexistentes”, diz a pesquisadora.

Fonte: Comunicação Corporativa BSC/COPENER – Foto: Divulgação

 

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo