Wagner: “Rui pode vencer no 1º turno”

:

Em entrevista, o governador Jaques Wagner lançou um desafio à chapa da oposição: comparar sua gestão com as anteriores em “qualquer área”. O petista diz que tem como provar com números que sua gestão superou os governos anteriores investimentos em todas as áreas da administração pública.

Sobre a disputa pela sua sucessão, Jaques Wagner disse que “o vento é favorável” ao candidato do PT, Rui Costa, e disse que pesquisas para consumo interno apontam vitória do petista já no primeiro turno e volta a comparar cenário atual com o de 2006, quando todas as pesquisas apontavam vitória do então governador Paulo Souto (DEM) já na primeira etapa. O pleito foi decidido, de fato, no primeiro turno, mas com vitória de Jaques Wagner. Abaixo a entrevista.

Expectativa de segundo turno entre Rui Costa (PT) e Paulo Souto (DEM)

Já temos garantido o segundo turno. E eu acredito que pode acontecer o que aconteceu comigo em 2006. Nós temos pesquisas internas que apontam Rui Costa (PT) com 42%, contra 36% do candidato do DEM (Paulo Souto). Eu, sinceramente, acho que pode haver decisão já no primeiro turno. Rui já cresceu muito e é o único candidato que só faz crescer nas pesquisas. Os outros, ao contrário, só fazem cair. Pode olhar todas as pesquisas dos últimos 30 dias. O vento está muito favorável a Rui. Eu repito: acho que pode acontecer com Rui o que aconteceu comigo em 2006. É claro que pesquisa acertar no 1º turno é muito complicado, porque a diferença pode ser de um ou dos votos. Não tem pesquisa que tenha essa precisão. Mas eu volto a dizer que o ambiente em toda a Bahia é extremamente favorável a Rui.

Apoio de Lídice no segundo turno

Olha, se você olhar pela naturalidade, Lídice deve caminhar com a gente no segundo turno, pela sua história muito atrelada à nossa. Quando ela foi prefeita (de Salvador, 1993 a 1996), nós estávamos juntos. Depois chegamos ao governo do Estado (2006), ela estava conosco. Em 2008 ela foi candidata a vice-prefeita de Walter Pinheiro (PT) e em 2010 ela se elegeu senadora pela nossa chapa. Então, a proximidade de Lídice é muito maior conosco do que com o candidato do DEM. Ela deixou nosso governo por causa do projeto nacional do PSB.

Balanço político partidário da gestão

Tenho uma avaliação muito positiva. Do ponto de vista político, a gente conseguiu percorrer um caminho de oito anos e deixar de lado o modelo de poder anterior. Conseguimos exercitar a democracia, conseguimos estabelecer uma boa relação com a imprensa de modo geral, com os movimentos sociais, com o segmento cultural. Agora, quem gosta de ser chefe, deve sentir saudade do modelo antigo.

Balanço administrativo

Quanto ao governo, nós somos medalha de ouro, e é o povo quem atesta. Somos medalha de ouro em todos os aspectos em comparação com qualquer outro governo anterior. Quebramos todos os recordes de construção de casa para o povo, construção e disponibilização de vagas em escolas técnicas. Temos aí a segurança, que eles tanto falam. Nosso governo aumentou o efetivo de policiais e seus ganhos reais. Temos a polícia mais bem aparelhada da história da Bahia, com armamento e viaturas novas e em número maior. Somos medalha de ouro em apoio à agricultura familiar. Então, em qualquer item que você me perguntar eu lhe digo que melhoramos, porque eu tenho como mostrar como eu recebi o estado e como ele está hoje. Pode comparar nossos oito anos com qualquer período de oito anos deles, porque eles estavam se revezando no poder desde a década de 1970. Nossos oito anos são infinitamente melhores do que qualquer período do governo deles. Aumentamos em 40% a oferta de água da Embasa, levando água para quatro milhões e meio de baianos (4,5 milhões). Temos a mobilidade urbana. Investi duas vezes e meia a mais do que eles (2,5 vezes). Temos complexo de viadutos do Imbuí, Via Expressa Baía de Todos os Santos, temos o metrô de Salvador, que a gente botou para andar depois de tanto tempo. Então, é muita coisa concreta que eu tenho para mostrar aos baianos no final desses nossos oito anos.

Por que o eleitor deve votar em Rui?

A mensagem que deixo para o eleitor é de que devemos eleger Rui Costa para a Bahia continuar avançando. O eleitor tem que fazer aquela pergunta: ‘Está melhor?’. Então, segue como está. Pelo ao povo baiano que nos dê essa chance para a gente dar continuidade à melhoria de vida do nosso povo.

Fonte: Rômulo Faro/Bahia 247

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo