Geração de empregos deve ter leve reposição de vagas perdidas no segundo semestre, diz especialista

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Bahia eliminou 60 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2020. As demissões foram um reflexo direto da pandemia do coronavírus e do isolamento social, mas atingiram os setores de forma diferenciada. O setor mais atingido foi o de comércio e varejo com quase 75% das demissões registradas.

O presidente do Sindicato dos Lojistas do estado da Bahia Paulo Mota, acredita que esse segundo semestre haverá uma reposição das vagas perdidas no primeiro semestre devido a pandemia que devastou o setor no primeiro semestre. Segundo Paulo, o momento de outubro novembro onde normalmente ocorre a contratação temporárias para o período de final de ano será o momento de contratação para reposição dos funcionários.

“Eu acredito que no segundo semestre haverá uma leve alta na questão da geração de empregos no estado. Nós teremos aquele período de contratação de mão de obra temporária aquecido pelo período de reposição dos funcionários que foram demitidos no primeiro semestre devido à pandemia do coronavírius. Não deveremos ter aquele momento de boom tradicional da mão de obra temporária, mas vamos ter uma alta, esperamos”, disse.

A Prefeitura de salvador também promete ajudar a gerar empregos nesse segundo semestre. Em coletiva, o prefeito ACM Neto afirmou que as obras publicas vão gerar 45 mil empregos na capital. Esse é o principal objetivo do pilar “Obras públicas e investimentos privados”, lançado pelo prefeito reunindo algumas das 101 ações do plano de aquecimento da economia.

 

Fonte: Bahia Economia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo