Alagoinhas: Secretário de Saúde nega saída antecipada e afirma que ficará até 31 de dezembro

Ontem à noite, por telefone, Moacir Lira, secretário municipal de Saúde, entrou em contato com o editor do site e negou a antecipação de sua saída, prevista para o final de dezembro. 

Demonstrando grande irritação, o secretário afirmou não ter feito a declaração sobre a antecipação do pedido de exoneração. A ele foi dito que na manhã desta quinta-feira (8) sua contestação seria publicada. “Não tem nenhuma verdade nisso. Vou continuar no governo. Vou ficar até o dia 31 de dezembro”, disse o ainda secretário.

Repetitivo, Lira demonstrou não saber lidar com a imprensa, que de resto é uma característica do governo joaquinista, completamente amador na relação com a mídia. 

Comentários do editor do site 

De pronto, informo que não cabe (e não darei) direito de resposta aos comentários que posto no corpo da matéria contestatória do secretário de Saúde Moacir Lira. 

Sua gestão é uma tragédia e certamente a avaliação negativa dos serviços de saúde, situada em início de maio deste ano acima de 60%, conforme pesquisa de opinião, aumentou.

Ser afável e inegavelmente competente em sua área de atuação profissional não fizeram de Moacir Lira o secretário de Saúde que Alagoinhas precisa para tirar a área do completo caos em que se encontra. 

Moacir Lira não respondeu positivamente aos desafios da pasta, sendo mais do mesmo, sem nenhuma novidade que mereça elogios e reconhecimento. 

Mais uma vez, o prefeito Joaquim Neto confundiu (in) capacidade de gestão com o fato do secretário ser “boa gente”.  Misturar avaliação técnica e bom relacionamento pessoal/humano não produz os resultados esperados na administração pública. 

A Secretaria de Saúde precisa de gestor testado e aprovado, tais os desafios para consertar minimamente o descalabro atual.

Pensar, retilineamente, em um médico como futuro secretário demonstra estreiteza e pouco alcance analítico sobre os reais problemas da pasta.

“Na turma de Joaquim” não tem ninguém com competência para resolver os problemas da SESAU. 

Item para demonstrar a “competência” da atual gestão da Secretaria de Saúde: documentos oficiais, sob responsabilidade da secretária do gabinete da SESAU, são elaborados e publicados com os mesmos erros. Adotou-se  o “modelo copia e cola”, sem nenhuma revisão. 

Sair agora ou ficar até 31 dezembro são fatos pouco relevantes do ponto de vista da intervenção positiva, em função da incompetência da gestão de Moacir Lira. 

A gestão joaquinista esmaga a língua portuguesa. 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo