Prefeitura promove momento de arte, poesia e relaxamento através da música para profissionais da saúde

Com foco em promover um momento de relaxamento através da música a profissionais da saúde, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu, na última terça-feira (22), uma noite de compartilhamento entre profissionais do setor.

A atração do evento foi a performance da cantora lírica soprano Andreia Bien, que entoou canções emblemáticas e grandes clássicos da música, como “Perhaps Love”, “La Vie em Rose” e “Se eu não te amasse tanto assim”.
A abertura ficou por conta do poeta Lázaro Zacariades, que interpretou textos autorais intercalados por canções populares da infância.

De acordo com o secretário de saúde do município, Moacir Lira, a intenção era proporcionar um momento de vivência e experimentação entre profissionais da saúde fora da rotina de atendimentos e do ambiente de trabalho.

“Profissionais de saúde lidam com a dor, lidam com o sofrimento o tempo inteiro, e eu sempre fico perguntando ‘eles vivem cuidando das pessoas, mas quem é que cuida deles?’. Então a gente entende que a arte, a possibilidade de escutar uma boa música, se configura como um momento importante de autoconhecimento, um momento de relações interpessoais, de poder ter o encontro com outros profissionais e aproveitar uma noite maravilhosa de relaxamento”, pontuou.

A ação faz parte das propostas já desenvolvidas pela SESAU de humanização, cuidado e atenção à saúde mental dos profissionais que lidam diariamente com decisões importantes, situações de estresse e extensas jornadas de trabalho.

E o intuito, segundo Moacir Lira, é fazer ainda mais. “O Cuidando do Cuidador é um projeto que deve se ampliar. Quanto mais pessoas sensibilizadas com o cuidado e o acolhimento ao ser humano, melhor. Pretendemos estreitar laços com psicólogos da cidade, terapeutas, educadores físicos e massoterapeutas para promover novas atividades com foco em cuidar daqueles que cuidam”, afirmou.

Andreia Bien, a cantora convidada, que está na Bahia desde o dia 13 de agosto e chegou a Alagoinhas após uma série de apresentações em Salvador, falou sobre a música enquanto instrumento terapêutico e ressaltou que, desde os primórdios, a percepção do homem através do som é capaz de afetar a saúde emocional.

Foi valendo-se da universalidade das canções e convidando o público para a interação que a cantoria animou a noite desta terça-feira no Centro de Cultura. Quem esteve no local, não saiu imune ao show: cantou junto e se deliciou do início ao fim.

A SESAU informou que as datas das próximas realizações serão divulgadas em breve e comunicou que, embora as atividades sejam direcionadas a profissionais da saúde, todos os interessados podem participar.

 

Fonte: SECOM PMA

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo