Projeto #Transformaê promove atividades educacionais integradas

Esportes, artes, oficinas de culinária e outras atividades movimentaram os colégios estaduais David Mendes e Maria de Lourdes, em São Rafael e em Pau da Lima, em Salvador. Alunos e moradores das comunidades tiveram a oportunidade de viver um dia diferente da rotina escolar nesta sexta-feira (21), com o projeto #Transformaê, da Secretaria da Educação do Estado. Os eventos têm duração de 12 horas e promovem, em cada unidade escolar, momentos que potencializam a produção científica, artística, literária e social, com o objetivo de mostrar o protagonismo estudantil no ambiente escolar.

A diretora do Colégio Estadual Davi Mendes Pereira, Marília Malhado, explica como foram escolhidas as atividades realizadas durante o #Transformaê na unidade. “Nós nos reunimos com a comunidade escolar e percebemos a necessidade de algumas oficinas por conta da demanda dos alunos. Uma dessas oficinas é a de agronomia, que será inclusive o ponto de partida para a criação de uma horta comunitária para atender aos moradores do entorno da escola”. 

Moradora de São Rafael e formada em agronomia, Simone Teles faz parte do grupo Desbravadores. “É bom ter essa parceria da escola com a comunidade, eu vim dar uma oficina sobre hortas, como ter uma horta em casa, para que eles possam realizar essa produção”. A aluna Rafaela Sampaio, 16 anos, participou da oficina. “Isso torna a escola mais interessante. Podemos aprender coisas além do que é ensinado em sala de aula. Isso ajuda muito no nosso dia a dia. Com essa oficina, por exemplo, podemos produzir alimentos mais saudáveis em casa”.  

Pamela Santos,17 anos, participou da oficina de autoconhecimento. Ela perguntou ao monitor da oficina sobre a dificuldade de uma colega para apresentar trabalhos e como isso pode ser superado. “Eu vim para essa oficina porque é importante saber quem é você, é importante respeitar o próximo, é importante saber ouvir. A depressão é a segunda maior causa de morte de jovens. O bullying também é algo que precisa ser abordado. A escola é o lugar onde a gente passa mais tempo, então, é importante discutir tudo isso aqui”.

A diretora de Articulação Pedagógica da Secretaria da Educação da Bahia, Edileusa Neris, informa que o #Tranformaê é um movimento de virada educacional que convoca as 1.247 escolas da rede estadual para desenvolver um trabalho com ciência. “O projeto transforma as práticas pedagógicas. O que é apresentado aqui é o resultado do que já é feito em linguagens, matemática, ciências naturais, ciências sociais, além de trazer a comunidade para dentro da escola. É um dia em que comunidades escolar e local se juntam para contribuir com a produção dos nossos estudantes”.

Sinval Santos é aluno da Escola Estadual Maria de Lurdes e está trabalhando como monitor de desenho artístico. “A gente fugiu do tradicional, com essas novidades. Para mim é importante deixar de ser aluno agora, e ter uma experiência de estar no lugar de professor.Isso é bom porque pode ser que me ajude na profissionalização, a gente aprende como é trabalhar em uma escola e ensinar as pessoas”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo