Encontro tira dúvidas de gestantes sobre cuidados com o bebê

Um bate papo sobre gestação, parto, cuidados com o bebê e amamentação, realizado no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), nesta terça-feira (10), tirou dúvidas de gestantes que realizam pré-natal nas unidades vinculadas ao Iperba, nos bairros da Boca do Rio, Barra, Rio Vermelho e Saramandaia. A iniciativa conta com apoio da Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno (CHIAM) e tem como objetivo melhorar o entendimento de futuras mamães e seus familiares sobre o período gestacional e o período pós-parto, conhecido como puerpério.

O enfermeiro Elbo Araújo, responsável pelo Setor de Educação Permanente do Iperba, acredita que os encontros ajudam a dar mais confiança para as gestantes. “Nós realizamos esses encontros de vinculação uma vez por mês há mais de cinco anos. Aqui as mulheres aprendem mais sobre a gravidez e sobre a maternidade e com isso vão desmistificando o processo do parir dando mais tranquilidade para que elas trabalhem seus medos e ansiedades”.

Vivendo a experiência da primeira gravidez, Andrea Brito já participou de dois encontros. “Tem sido muito positivo, porque é um espaço muito tranquilo com as gestantes. É um período de nervosismo e poder falar sobre o que a gente sente e aprender mais sobre o que vai acontecer na hora do parto é muito importante. Toda vez que venho, saio daqui mais tranquila e confiante de que tudo dará certo”.  

O encontro é composto por obstetras, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos, que conversam com as mulheres, juntamente com o acompanhante, sobre as rotinas, normas e política de humanização da maternidade.

A estratégia faz parte de um conjunto de ações que garante à mulher gestante o conhecimento sobre a maternidade onde receberá assistência no seu parto, de acordo com a localização da sua residência e necessidades particulares. É o que explica a psicóloga Elaine Passos. “Este momento é pensado para ser uma aproximação das mulheres com o Iperba antes do parto, para que elas possam conhecer melhor os profissionais e os serviços que elas irão receber aqui. A gente se responsabiliza por esse acolhimento, pensando num atendimento multiprofissional, esclarecendo sobre as diferentes facetas de tratamento”.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação – Foto: Camila Souza/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo