Conferência da Saúde elege delegados e aprova propostas para encontro estadual

Com participação maciça dos agentes municipais de Saúde, a 5ª Conferência Municipal da Saúde com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro” que aconteceu entre 10 a 12 de julho, no auditório do CETEP, elegeu os 16 delegados que levarão as 40 propostas discutidas e aprovadas para o evento estadual que acontece em Salvador, em data a ser definida.

Durante a mesa de abertura na sexta-feira, 10, o prefeito Paulo Cezar falou do sentimento e da expectativa sobre o encontro. “É com enorme satisfação que recebemos e reunimos aqui hoje, num só espaço, profissionais e cidadãos dos diversos segmentos sociais, responsáveis e capazes por avaliar a situação da Saúde em Alagoinhas. Acredito na união das forças e por isso, valorizo e parabenizo a todos, pelo esforço conjunto em pensar e traçar metas”, disse.

Para o secretário municipal de Saúde Reginaldo Paiva, o encontro foi de extremo orgulho para ele, para a Saúde e seus 1015 colaboradores da pasta “Nós temos esse propósito. Sermos servidores públicos de saúde. Não estamos aqui para ensinar ninguém, colhemos aqui boas ideias. Qualificamos este ano 800 agentes para um atendimento digno e de respeito ao cidadão”, pontuou.

Já para Raul Molina, do Conselho Estadual de Secretários de Saúde da Bahia (Cosems-BA), as discussões municipais retratam a realidade local. “Aqui nós vamos começar a discutir que tipo de saúde nós queremos para o nosso País. Se nós temos uma política pública democrática, participativa, e que realmente retrata os anseios da população”, explicou.

Para Roque Costa, dos conselhos municipal de Saúde e Executivo da 5ª Conferência, o resultado de três dias de trabalho superou as expectativas da organização do evento. “Tivemos a participação expressiva dos agentes de saúde do município, conferencistas e sociedade civil até o último momento do encontro. O que percebemos este ano é o aumento da qualidade das propostas que foram discutidas, construídas e aprovadas em relação a quatro anos atrás”, disse. Ainda segundo ele, foram realizadas 45 pré-conferências nas unidades de saúde, Pestallozi, União do Caminhão e Hemovida.

“Discutimos muito o direito à Saúde, a garantia do acesso foi amplamente debatido, assim como a participação popular e o controle social”, finalizou.

Fonte: SECOM Alagoinhas

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo