SEDUC realiza diagnóstico de escrita, leitura e produção textual

Empenhada na melhoria da qualidade da Educação, a Prefeitura de Alagoinhas, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) aplicou, entre os dias 16 e 17 de outubro, o Diagnóstico de Leitura, Escrita e Produção Textual a alunos do 1º ao 5º Ano, da rede municipal. O objetivo da avaliação é reunir dados para o replanejamento das ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, promovendo melhorias na aprendizagem e índices de avaliações externas como a ANA e a Prova Brasil.

Os resultados do diagnósticos servirão como base para o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Chapada de Educação através do Programa Educar Com Você/ BSC COPENER em parceria com a Prefeitura. A entidade firmou parceria com custo zero para o município, e desenvolverá projetos de formação continuada de profissionais da área de educação como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental.

“Estamos muito felizes com o alinhamento desse trabalho que vem sendo proposto pelo Instituto Chapada, a aplicação dessa avaliação será importantíssima para que consigamos entender melhor os pontos que deverão ser fortalecidos junto à rede municipal de ensino”, explicou o secretário de educação, Fabrício Faro. “Com o resultado das avaliações, as ações do ICEP passarão a ser trabalhadas diretamente com nossos educadores, por conseguinte, refletindo de forma muito positiva na aprendizagem dos alunos”.

Sobre o Instituto Chapada

O ICEP é uma premiada organização da sociedade civil de interesse público, que já atua em mais de 40 municípios nos estados de Pernambuco, Alagoas e Bahia, e tem como foco de atuação a aplicação da formação continuada de educadores como forma de melhorar a aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. O instituto também trabalha com a mobilização social de territórios colaborativos.

Dados do ICEP apontam que dentre os municípios baianos com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEP), principal indicador de qualidade de ensino levantado pelo INEP, cidades parceiras do Instituto Chapada alcançaram posições de destaque, como o caso de Novo Horizonte, Ibitiara e Iraquara. Desde 2015, a Prefeitura de Salvador desenvolve o programa Nossa Rede, em conjunto com o ICEP.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo