Pontos fortes e fracos dos candidatos à Prefeitura de Alagoinhas – Maurílio Fontes

FOTO PREFEITURA DE ALAGOINHAS 1

Amanhã (16), começa oficialmente a campanha eleitoral que decidirá os destinos de Alagoinhas nos próximos quatro anos. 

Seis candidatos – Joaquim Neto (DEM), Joseildo Ramos (PT), Márcio Reis (PSC), Radiovaldo Costa (Rede), Sônia Fontes (PSB) e Samara Braga (PSOL) – disputam a Prefeitura de Alagoinhas. 

Todos eles, sem exceção, possuem pontos fortes e fracos, atributos positivos e negativos.

Nesta análise, registro o que penso dos candidatos.

Aos itens citados abaixo, certamente, o leitor acrescentará aquilo que lhe parecer positivo e negativo, agregador ou distanciador do voto. 

O cardápio eleitoral não é dos melhores e os votantes que não têm vinculações partidárias, provavelmente, estão em busca do menos ruim.

Muitos discordarão de minha avaliação, principalmente os cientistas políticos de Alagoinhas, sempre aptos a construir análises dos cenários eleitorais, sem que tenham lido um livrinho de bolso sobre política. 

Joaquim Neto

Pontos Fortes:

1) Recall da última eleição para deputado estadual; 2) Exercício da medicina ao longo de mais de 25 anos; 3) Coligação com detentores de bases eleitores na sede e na zona rural; 4) Experiência em disputas majoritárias; 5) Profissionalização da campanha. 

Pontos Fracos:

1) Descrença de certos segmentos em sua capacidade de gestão de uma cidade complexa como Alagoinhas; 2) Problemas nas três gestões em Sátiro Dias; 3) Muita dependência do DEM; 4) Incertezas quanto às escolhas, em caso de vitória, do secretariado e dos ocupantes de cargos relevantes na estrutura governamental; 5) Dúvida quanto à sua capacidade de se manter em posição privilegiada nas pesquisas eleitorais. 

Joseildo Ramos

Pontos Fortes 

1) Alto nível de conhecimento dos eleitores; 2) Capacidade de articulação verbal; 3) Competência na utilização da mídia (Facebook, rádio e imprensa escrita); 4) Investimento constante em comunicação; 5) Apoio de segmentos formadores de opinião.

Pontos Fracos

1) Péssima imagem do PT, que poderá comprometer sua candidatura; 2) Participar pela quinta vez da disputa pela Prefeitura de Alagoinhas; 3) Perda de espaço na periferia em razão deste segmento ser mais suscetível ao populismo cezista; 4) Fragilidade de sua aliança eleitoral; 5) Vice completamente desconhecido e não agregador de novos apoios e votos. 

Márcio Reis

Pontos Fortes 

1) Possível apoio de um segmento eleitoral; 2) Recall de sua participação na eleição de 2014; 3) Apoio do deputado federal licenciado Irmão Lázaro (PSC), atual secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Salvador; 4) Controle do partido em Alagoinhas; 5) Atração de candidatos de outros segmentos, que não apenas o religioso.

Pontos Fracos

1) Discurso reducionista; 2) Resistência em grupos formadores de opinião; 3) Fragilidade da aliança eleitoral; 4) Não possuir dom para a comunicação política; 5) Baixo nível de conhecimento.

Radiovaldo Costa

Pontos Fortes  

1) Elevado nível de conhecimento; 2) Atuação na Câmara de Vereadores ao longo de três mandatos, que gerou boa percepção; 3) Os eleitores podem percebê-lo como o nome da mudança; 4) Inserção em diversos segmentos eleitorais; 5) Capacidade de comunicação.

Pontos Fracos 

1) Campanha sem recursos mínimos; 2) Resistência em segmentos do centro da cidade; 3) Incapacidade de polarizar com o PT, seu antigo partido; 4) Inexistência de estratégias consistentes de marketing político; 5) Aposta exagerada no imponderável. 

Sônia Fontes

Pontos Fortes  

1) Ser a candidata do prefeito Paulo Cezar; 2) Coligação ampla e com razoável tempo de rádio; 3) Capacidade discursiva; 4) Experiência em disputas eleitorais; 5) Capacidade de articular apoio e estrutura. 

Pontos Fracos

1) Apesar da experiência, cometeu vários erros; 2) Altíssima dependência das ações do prefeito Paulo Cezar; 3) Resistência em segmentos eleitorais importantes; 4) Ser, para alguns segmentos, a candidata da “mulher do prefeito”; 5) Impaciência para lidar com o varejo da política em uma cidade do interior. 

Samara Braga 

Pontos Fortes

1) Ser a primeira transexual candidata majoritária no Brasil (terá mídia espontânea); 2) Apoio de segmentos à esquerda, inconformados com a atuação do PT; 3) Inserção no meio universitário; 4) Franca atiradora, sem nenhuma obrigação de ter boa performance eleitoral; 4) Discurso contemporâneo, que poderá agregar apoio daqueles que defendem a diversidade. 

Pontos Fracos

1) Dificuldade de financiamento da campanha; 2) Defesa de temas ainda polêmicos, que podem afastar segmentos eleitorais; 3) Baixo nível de conhecimento; 4) Fragilidade da aliança eleitoral; 5) Pouco tempo de rádio. 

Foto: Alagoinhas Hoje

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo