Polícia Federal participa da iniciativa Carbono Zero

Na próxima terça-feira,dia 20/05/2014, a Polícia Federal na Bahia, através da Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH), promove, em parceria com o Instituto Fábrica de Florestas (IFF), plantio de mudas de árvores no Polo Petroquímico de Camaçari, em iniciativa para zerar as emissões de carbono da Superintendência Regional na Bahia.

O evento ocorrerá na área do IFF, em frente ao antigo CEPED, no Polo Petroquímico de Camaçari, às 9:30 horas, com a presença do Superintendente da Polícia Federal no Estado da Bahia, Dr. José Rita Martins Lara, e do Delegado Chefe da DELEMAPH, Dr. Jorge Vinícius Gobira Nunes, e contará com a participação de crianças da rede municipal de ensino fundamental de Camaçari/BA, com esperado efeito educativo e conscientizador. O Instituto Fábrica de Florestas é uma associação civil sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), criado em 2005, o Instituto Fábrica de Florestas – IFF, com o objetivo de pensar de forma integrada e sustentável as questões ambientais locais. A missão do Instituto é promover ações que visem ao desenvolvimento sustentável da região em que atua, por meio da proteção e conservação dos recursos naturais, recuperando áreas degradadas e promovendo a criação de corredores ecológicos, bem como o estímulo ao conhecimento dos bens e valores culturais, através da educação.

O IFF desenvolve suas ações por meio de dois projetos: Parque Sauípe e Fábrica de Florestas. O primeiro conta com atividades educativas, ecoturismo, entretenimento e treinamentos para grupos. O segundo atua, além da educação ambiental, na restauração florestal da Mata Atlântica. O Parque é centro de visitação de grupos, especialmente estudantes de escolas públicas e particulares, de Salvador e região metropolitana, dentro de um programa de educação ambiental integrado, que recebe cerca de 8.000 visitantes por ano. Desde 2005, mais de 65.000 pessoas já foram beneficiadas com as atividades do Parque Sauípe.

O Projeto Fábrica de Florestas foi criado em 2008 para fomentar o corredor ecológico da Costa dos Coqueiros e disseminar a conservação ambiental da região ao longo do Litoral Norte, partindo do Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari. Já foram plantadas mais de 450 mil mudas, em Camaçari, Simões Filho, Dias D´Ávila, Mata de São João e Salvador, e produzidas mais de 900 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica.

O projeto desenvolve educação e capacitação ambiental por meio de cursos e seminários além de sensibilização por meio de palestras, oficinas, dinâmicas e plantios simbólicos nas comunidades. Em seis anos, já foram envolvidas mais 15 mil pessoas de forma direta. Em 2012, o sucesso do projeto ganhou dimensão e o Instituto passou a atuar nacionalmente, em prol da conservação ambiental, com viveiros escolas e educação ambiental no Sudeste.
O IFF é composto por um Conselho de Administração, formado pelas empresas Braskem, Cetrel e COFIC, uma equipe de relacionamento, que busca parcerias e serviços em benefício da recuperação ambiental entre outros, e equipes operacionais, que atuam para garantir a missão do Instituto.

Fonte: Serviço de Comunicação Social /Polícia Federal – Superintendência Regional na Bahia

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo