OAB Nacional constrói 43 sedes de Seccionais e Subseções

fachada-nova OAB

Um dos maiores legados que a atual gestão da OAB deixará para a classe é o apoio prestado às Seccionais e às Subseções da entidade. Durante o mandato do presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que se encerra em 31 de janeiro, foram construídas as sedes de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas, assim como de mais 40 cidades. “Demos mais dignidade à advocacia”, diz o presidente.

A construção de novas sedes, desde o zero ou através da completa reforma de prédios já existentes, contou com recursos do Conselho Federal da OAB, das Seccionais e do Fida (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados). As novas sedes possibilitarão que o trabalho da Ordem em favor dos advogados se desenvolva com mais rapidez e qualidade, fortalecendo a entidade, que em 2015 completou 85 anos de existência.

Em agosto de 2014, foi inaugurada a nova sede da OAB do Estado de São Paulo. Localizada no centro da capital, o prédio congrega diversos serviços para atender a maior Seccional do país, com mais de 300 mil advogados. A OAB Nacional reformou e mobiliou o novo prédio.

“A antiga sede da Ordem, que agora funcionará como sede da Escola Superior da Advocacia de São Paulo, foi inaugurada quando havia cerca de três mil advogados no Estado. Hoje, são 350 mil profissionais em mais de duzentas subseções e mais de 15 mil escritórios. Portanto, São Paulo merece e estava mais do que na hora de ganhar uma sede à altura da importância não somente numérica, mas também qualitativa que representa para a Justiça do País”, disse Marcus Vinicius.

O presidente da Seccional, Marcos da Costa, destacou a parceria com a OAB Nacional para o cumprimento de mais este objetivo. “Trata-se do primeiro grande investimento em 82 anos de OAB São Paulo. E não seria possível – pelo menos da maneira que se deu – sem o fundamental apoio do Conselho Federal da Ordem. Esta inauguração também é a readequação da seccional a uma realidade completamente diferente que hoje vive a advocacia paulista”, ressaltou.

Em dezembro de 2015 foram inauguradas as novas sedes de três Estados do Nordeste: Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. No Recife, a OAB, com ajuda do Conselho Federal, reformou totalmente um prédio no centro da cidade.

“Este era um sonho acalentado há vários gerações. Nesta gestão juntamos esforços, realizando a conquista que foi a doação deste prédio e a sua reforma, mantendo sua tradição histórica. Agora temos edifício à altura da dignidade e altivez dos profissionais de Pernambuco, com belo batismo de ‘Casa da Cidadania’. OAB deve ser sempre mais o espaço de defesa dos interesses dos cidadãos”, afirmou Marcus Vinicius.

“Nesta gestão conseguimos unir sorte, muito trabalho e compromisso reafirmado com Conselho Federal, através do presidente Marcus Vinicius, e com o Fida. Entramos com investimento de fôlego para restaurar um prédio histórico, que agora servirá não só à advocacia, mas também à cidadania pernambucana”, afirmou o então presidente da Seccional, Pedro Henrique Reynaldo Alves.

Os advogados cearenses também contam agora, graças à OAB Nacional, com uma sede moderna. Com mais de 4.000 metros quadrados de área, a nova sede da OAB Ceará congrega as dependências da Escola Superior de Advocacia e da Caixa de Assistência aos Advogados. A Ordem também construiu no local a Praça Patriolino Ribeiro e o anfiteatro Jader de Carvalho. Com 9.000 metros quadrados, a praça possui parque infantil, quadra de basquete, pista para caminhada e academia, reforçando os laços da entidade com a sociedade do Ceará e de Fortaleza.

“Estamos em uma sequência de inaugurações de obras importantes em todo o Brasil. Investimentos como este fortalecem cada vez mais a Ordem, entidade estruturada para bem atender as necessidades dos advogados e da sociedade. Com esta sede, a OAB fica mais vigorosa e reafirmada. Nós, do Conselho Federal, nos sentimos muito orgulhosos com a participação na construção deste sonho da advocacia cearense”, afirmou o presidente nacional da OAB durante a cerimônia de entrega da obra.

“Um edifício à altura da altiva e protagonista advocacia do Rio Grande do Norte. Depois dos colegas do Ceará e de Pernambuco, é a vez do advogado potiguar ganhar uma casa que reflete em suas dimensões a importância de seu ofício”, apontou Marcus Vinicius durante a inauguração da nova sede da OAB naquele Estado, que contempla um auditório com 310 lugares, um estacionamento com 72 vagas, sala de imprensa, plenário com acessibilidade plena, Clínica do Advogado, salão social, elevadores adaptados e ambientes climatizados.

A nova sede da OAB de Alagoas, inaugurada em 2014, também contou com o auxílio do Conselho Federal. O prédio agora atende com conforto os advogados do Estado, que contam ainda com a antiga sede, um prédio histório localizado no centro de Maceió, no qual são realizadas diversas atividades ligadas ao mundo jurídico.

Subseções

A OAB Nacional também ajudou a entidade a se fortalecer em todos os rincões do país. Juntamente com as Seccionais, a entidade destinou recursos para a construção de sedes em diversas cidades do interior. Segundo o presidente Marcus Vinicius, a OAB tem de estar onde o advogado está.

“Somos mais de 900 mil profissionais em todo o país. A OAB é a voz constitucional do cidadão e, por isso, precisa ter uma atuação verdadeiramente nacional, com estrutura e agilidade. Uma prova disso é nossa capilaridade, com mais de 1.000 subseções em todos os Estados desta grande nação”, diz.

Fonte: OAB

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo