Governo apresenta centros juvenis na Campus Party

Neste segundo dia da segunda edição da Campus Party na Bahia (CPBA2), realizada na Arena  Fonte Nova, foi montado o espaço ‘Você conhece os Centros Juvenis de Ciência e Cultura?’, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. Durante toda a  tarde desta sexta-feira (18), o coordenador dos CJCC, Iuri Rubim, conversou com diversas pessoas que passavam na Arena da CPBA2 e bateu um papo sobre o trabalho realizado nestes centros. 

Com a missão de ampliar a jornada escolar e diversificar o currículo dos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, por meio de oficinas, cursos e atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência, os CJCC são uma ferramenta de educação complementar, de forma lúdica, em ambientes interativos e atrativos. 

O coordenador dos CJCC explica que “se trata de educação complementar  e o jovem frequenta o CJCC se quiser, matriculando-se em cursos ou desenvolvendo projetos na área de interesse dele”. Iuri conta, ainda, que “a iniciativa já rendeu bons resultados, incluindo a participação de alunos do centro em eventos científicos no Brasil e até em outros países”. 

A metodologia envolve a combinação de atividades   presenciais   com   ações   semipresenciais   e   interação  multimídia, potencializando  a  aprendizagem  através  de  conteúdos  educacionais  de  ponta,  produzidos no Brasil e no mundo. 

A estudante de Relações Internacionais Lizandra Oliveira garante que se na época em que cursou o Ensino Médio já existissem os Centros Juvenis de Ciência e Cultura seria uma frequentadora. “É uma oportunidade de agregar mais cultura e outras experiências que vão além do dia a dia da escola. Falta isso pra o jovem: a escolha. A gente tem um método de uma fórmula que achamos que deve ser aplicada a todos e, às vezes, deixamos de aproveitar oportunidades”, avalia. 

Além da capital, há centros em Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Itabuna e Barreiras. Especialistas que atuam nessas unidades também farão palestras e workshops na CPBA2. “Nesse ano, estamos no processo de implantação de mais três centros, em Irecê, Feira de Santana e Jequié”, contabiliza Iuri Rubim.

Estande próprio

Esta é a segunda vez que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), apoia a realização da Campus Party e a participação se estende a inúmeras atrações nos diferentes espaços do evento, tido como a maior experiência tecnológica do mundo. 

Além das palestras, o governo participa com um estande exclusivo, no espaço conhecido como Open Campus, que é aberto ao público. O Governo do Estado é parceiro, ainda, em espaços de outras entidades. 

No estande, estão sendo realizados workshops, debates, palestras e jogos “a fim de popularizar discussões que estão acontecendo na parte fechada do evento”, afirma o coordenador de Articulações Institucionais da Secti, Hans Hungar Neto. O profissional lista inclusão das mulheres na Tecnologia da Informação, tecnologias voltadas para a inserção social e energias renováveis entre os temas trazidos para o espaço. 

Ainda no estande do Governo do Estado, está disponível o atendimento especializado do SAC Empresarial, uma estrutura voltada para abertura de empresas e apoio a microempreendedores individuais. “Essa é a primeira vez que estamos aqui, e veio a calhar, pois o evento está abrigando um fórum de startups e podemos ofertar nossa expertise e conhecimento sobre novos negócios”, ressalta a coordenadora do SAC Empresarial, Ana Luísa Mascarenhas. 

Campus Party Bahia 2018

São mais de 300  horas de conteúdo, na programação, destacando a robótica, games, produção sonora, ferramentas, aplicativos e software livres utilizados na Educação. Durante todo o evento, será oferecida internet de alta performance para os participantes. 

Neste ano, a Campus Party conta com cinco mil barracas para os  ‘campuseiros’, os participantes do evento que têm circulação por todos os espaços e que permanecem acampados na Arena Fonte Nova. A maior expectativa de público é para o Open Campus, que  deve receber 90 mil pessoas até o próximo domingo (20).

 

Fonte: Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia – Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo