“Depois da limpeza, muitas crianças e pessoas vieram a saber o que é o rio”, afirma morador sobre a remoção de resíduos realizada pela Prefeitura de Alagoinhas em Riacho da Guia

O depoimento é de Aderval Pereira Veloso, mais conhecido como “Dinha”, que tem uma sorveteria na região e mora em Riacho da Guia há 45 anos. “O rio, na verdade, praticamente não existia. A gente sabia que era um rio porque a gente viveu aqui, que tem mais idade, mais tempo de vida, e conheceu o rio do jeito que era”, comentou.

Dinha se refere ao trecho do Rio Subaúma e ao escoamento do Riacho da Guia, onde as águas se encontram. Segundo o relato do morador, com a quantidade de resíduos e a mata espalhada no local, era difícil identificar a água corrente. “A parte que pega o Rio Subaúma está toda feita, limpa, como nunca se viu”, pontuou.

A limpeza é resultado de obras realizadas pela gestão pública municipal que, por meio da Secretaria de Infraestrutura, investiu na remoção do lixo e na revitalização da área.

Agora, quem chega ou passa pela região pode até parar e contemplar o trecho de mata verde. É o caso de Valdir Elizeu da Silva, que atravessava a ponte de bicicleta e resolveu parar para observar a paisagem no entorno da Igreja de Nossa Senhora da Guia. “Agora está melhor. Sempre, nos governos, limpavam, mas nunca saía desse jeito como está agora”, disse o morador que transitava pelo local.

Além das obras de limpeza, a SECIN também trabalhou na recuperação de trechos esburacados. No total, foram retirados cerca de 4 mil m² de resíduos da área do rio e tapados 52 bu racos, segundo representantes da Secretaria. A SECIN informou que fará também a revitalização da pracinha próxima à ponte, no entorno da Igreja. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final da semana, quando ocorre a procissão de encerramento da festa da padroeira do distrito, Nossa Senhora da Guia.

 

Fonte: SECOM PMA

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo