Coelba afirma que nova linha de alta tensão reforçará sistema elétrico de Alagoinhas

A Unidade de Relações com a Imprensa da Coelba enviou na tarde desta segunda-feira (18) respostas aos questionamentos do Alagoinhas Hoje sobre a suposta falta de energia no município, que estaria comprometendo a instalação de novas indústrias e de empreendimentos de outros segmentos.  A companhia negou o problema e registrou que uma nova linha de alta tensão reforçará o sistema elétrico da cidade e região até o final do ano.

1) Há, de fato, problemas com fornecimento de energia para Alagoinhas? 

Não há problemas, atualmente no suprimento de energia às cargas de Alagoinhas. No entanto, para aumentar a oferta de energia, a Coelba iniciou em 2013 a construção da linha de alta tensão (69 kV) que ligará a Subestação de Catu/Chesf à Subestação de Alagoinhas/Coelba. Esta obra irá reforçar o sistema elétrico de Alagoinhas e regiões vizinhas, bem como atender à ampliação e/ou surgimentos de novas empresas. 

A Coelba não conseguiu concluir a obra, até o momento, em função de alguns fazendeiros embargarem a passagem da linha em suas propriedades rurais, o que motivou a Coelba a solicitar à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a Declaração de Utilidade Pública. A concessionária acaba de obter junto a agência reguladora esta Declaração, o que permitirá ajuizar os processos embargados e avançar com a construção da referida linha.

2) A Coelba está preparada para atender as demandas do parque industrial de Alagoinhas?

Sim. Após a entrada em operação da nova linha, que tem previsão de ser concluída até o final do ano, não haverá problemas de oferta para atender as novas demandas do parque industrial.

3) O planejamento da empresa contempla também as demandas dos vários empreendimentos imobiliários da cidade?

Sim. O crescimento de demanda de regiões do porte de Alagoinhas, em todos os seus segmentos (industrial, comercial, residencial e rural), é acompanhado de forma sistemática pela nossa área de planejamento regional e, sempre que necessário, obras são planejadas e executadas para atender ao referido crescimento.

Respostas: Ricardo Valente, gerente do Departamento de Planejamento de Investimentos da Coelba

 

Maurílio Fontes

Proprietário, jornalista, diretor e responsável pelo Portal Alagoinhas Hoje

Menu de Topo